Conheça esta história

HUMANIZAÇÃO,DOTS,TRABALHO EM EQUIPE

Um dos desafios da CF ZILDA ARNS é o acompanhamento dos pacientes portadores de Tuberculose sabemos que a TB é uma doença estigmatizante , motivo que favorece o abandono e o não comprometimento ao tratamento da doença .
A estória abaixo indica que o TRATAMENTO e a CURA são possíveis se houver comprometimento dos atores envolvidos, PACIENTE<FAMILIA<EQUIPE DE SAÚDE,onde as dificuldades são superadas a cada dia. 


Essa estória vem mostrar o quanto a humanização no cuidado e o trabalho em equipe faz toda a diferença.

 Anderson foi diagnosticado com tuberculose em setembro de 2012, iniciou seu tratamento com o DOTS (Tratamento Diretamente Observado). Neste período eu me encontrava fazendo o curso de Técnico de agente comunitário de saúde tendo minha carga horária reduzida no território.

 Neste período houve um grande empenho da equipe em revezar a entrega do DOTS, onde os profissionais da equipe, junto com Eliete (Mãe de Anderson), não deixaram o mesmo sem medicação e orientação. A corresponsabilidade da família foi fundamental.
  Após alguns meses foi diagnosticada a tuberculose multirresistente, a preocupação aumentou e o cuidado redobrou aumentaram as medicações, inclusive a inserção de medicamentos injetáveis. Havia grande temor,pois a  tia havia falecido hà três anos com tuberculose multirresistente, sua mãe teve a ideia de colocar suas medicações em uma caixa por divisões, para facilitar a forma de tomar o medicamento, esta iniciativa veio auxiliar também os outros usuários na administração do medicamento.

Na unidade foi colocada uma maleta com as medicações separadas, para facilitar o acesso do Anderson, nos momentos em que eu ou a enfermeira estivessem ausentes,tivemos muitas  contribuições , principalmente das técnicas de enfermagem que nos ajudaram a realizar este DOTS com sucesso.

Hoje Anderson teve alta da 1ª fase do seu tratamento de multirresistente, esta negativado, esta apto ao trabalho, sorridente e livre dos injetáveis, seu tratamento ainda segue ate 2014, mas temos muito que comemorar a fase mais difícil já foi.

Agradeço a todos os profissionais que me ajudaram neste cuidado ao paciente que não foi da ACS Elizabeth, foi da Equipe Palmeiras, CF Zilda Arns.

       O DOTS funciona, a tuberculose tem cura, a Humanização do cuidado é possível.

Créditos pelo texto: Técnica em Agente Comunitário de Saúde Elizabeth Alves
Créditos pela cobertura fotográfica: ACS Elisangela  Manhaes






Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada do Itararé, 951 - Penha Circular - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 2290-4418

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

"As postagens e comentários aqui publicados são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.Os editores reservam-se o direito de excluir conteúdo ofensivo ou meramente promocional"